12 de abr de 2014

Escola Prudente de Moraes, uma das grandes joias arquitetônicas do bairro

Fachada eclética da Escola Prudente de Moraes, na Rua Enes de Souza

A Prudente de Moraes poderia ser apenas mais uma "reles" escola municipal do ponto de vista da imprensa se não fosse pelo polêmico episódio em que esteve envolvida no fim de 2013. A notoriedade do colégio se deu através da denúncia pelos pais dos seus alunos quanto às obras intermináveis do prédio, que se alastraram por quase um ano e meio, o que acabou culminando na transferência de 407 alunos para o CIEP Samuel Wainer que, por sua vez, já contava com seus 480 alunos originais. Ou seja, "deu ruim", como se costuma dizer.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o "pesadelo" teria fim a partir do ano letivo de 2014, quando os alunos seriam retornados à escola da Rua Enes de Souza. E que escola, hein? Peço desculpas pela mudança abrupta de assunto, mas só quis comentar este conflito escolar como um preâmbulo ao meu discurso de admiração à beleza da Escola Municipal Prudente de Moraes.

Mesmo não conhecendo como são as suas dependências internas (pode ser que de fato estivessem carentes e, assim, necessitassem de obras), devo imaginar que a revolta dos alunos tenha sido também de natureza afetiva. Afinal, quem conhece o CIEP Samuel Wainer sabe que sua estrutura e localização não é nada aprazível, na sorumbática Avenida Heitor Beltrão, e, fora todos os transtornos, não chegaria nunca aos pés da graciosidade que é o prédio da Escola Prudente de Moraes.

Rua Enes de Souza 36
Construída em 1905, a Prudente de Moraes é uma das grandes joias arquitetônicas da nossa Tijuca, tendo entrado para o rol de bens culturais tombados do município do Rio em fevereiro de 2012. Em tempos de alta especulação imobiliária, a preocupação com o patrimônio histórico da cidade e do bairro é cada vez mais urgente, ainda que, muitas das vezes, os interesses financeiros acabem vencendo os de caráter coletivo.

O autor do projeto de lei que tombou o imóvel, o vereador Rubens Andrade, usou como justificativa o fato de que a escola possui um estilo eclético-republicano, cheio de feições neoclássicas, renascentistas e góticas, além de contar com uma "inspiração mourisca, anglo-saxônica, italiana e francesa, com as novas tendências europeias, como o art nouveau, exprimindo a internacionalização na economia e no comércio".

Além de toda a justificativa estética, o vereador também comenta sobre a preservação das diferentes concepções da educação pública discutidas e valorizadas nos tantos governos que o país já teve, o que refletiam, igualmente, "na influência na definição dos espaços destinados às realizações das práticas pedagógicas e de sociabilidade escolar".

A Escola Municipal Prudente de Moraes congrega alunos da educação infantil ao 5º ano e está localizada na Rua Enes de Souza 36, entre as ruas Bom Pastor e Desembargador Isidro. Vale a pena dar uma caminhada por essas bandas só para bisbilhotar, mesmo que pelo lado de fora, toda a imponência deste imóvel. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...