4 de abr de 2014

Tijuca, um bairro com surto de farmácias

Nova filial da Droga Raia na Rua General Roca: expansão desenfreada pelo bairro.

A Tijuca engana. Se as suas praças exalam frescor, bucolismo e vivacidade, o seu comércio, no entanto, esconde o lado negativo do bairro: a vocação para a hipocondria. Não é de hoje que o segmento de farmácias têm se mostrado um grande negócio na Tijuca, sobretudo a partir do início dos anos 2000.

Enquanto os cinemas e outras lojas tradicionais foram encerrando as suas atividades, grandes corporações do ramo como a Pacheco e a Venâncio, por exemplo, foram se expandindo pelos arredores da Praça Saens Peña até alcançar suas ruas transversais e os trechos mais residenciais da Conde de Bonfim. Só no intervalo compreendido pela Rua Uruguai e o Largo da Segunda-Feira é possível contabilizar 21 (vinte e uma) farmácias ao longo de uma extensão de aproximadamente 2,5 km.

Esse número fica ainda mais elevado se levarmos em consideração os arredores comerciais da Conde de Bonfim, como trechos das ruas General Roca, Santo Afonso e Major Ávila, além da própria Praça Saens Peña, na calçada que margeia o Shopping 45. Nesta agrupação, o montante de farmácias sobe para 31 (trinta e uma), cuja liderança fica por conta da Drogaria Venâncio, com 9 (nove) filiais espalhadas dentro desse perímetro.

Contudo, a competição tem estado cada vez mais acirrada para as drogarias Venâncio e Pacheco desde o início de expansão da Droga Raia, que resolveu aumentar o seu número de filiais a partir do ano passado. A rede tem aportado em localizações estratégicas como a antiga agência bancária do HSBC na Conde de Bonfim próxima ao Hortifruti, além da Rua General Roca (em frente à Saens Peña) e na Conde de Bonfim novamente, onde funcionava o Armarinho Semblano, na esquina da Rua Marechal Taumaturgo Ferreira.

Filial da Pacheco no local do extinto Cinema América

Assim, a tríade Venâncio-Pacheco-Droga Raia pipoca pelas ruas da Tijuca de forma desenfreada e agressiva, como se estivesse participando de um jogo de campo minado. Só nas imediações da Praça Saens Peña, por exemplo, estão concentradas 5 (cinco) das 9 (nove) filiais da Drogaria Venâncio contra 3 (três) filiais da Pacheco, sendo 2 (duas) delas fincadas na mesma calçada, na quadra entre a General Roca e a Pinto de Figueiredo. Como se isso não fosse o bastante, redes menores como a Drogaria São Paulo, Drogasmil e Pague Menos também figuram por lá.

O boom das farmácias na Tijuca pode ser explicado, entre muitos fatores, pelo envelhecimento da comunidade tijucana. Segundo dados do Instituto Pereira Passos, houve uma variação de 10 a 19% da população de 60 anos ou mais na nossa Região Administrativa entre 2000 e 2010, índice similar ao de outras RA's como as de Vila Isabel, Botafogo, Rio Comprido e Méier.

Por outro lado, sabe-se bem que as farmácias contemporâneas não se dedicam mais exclusivamente à venda de medicamentos. Muitas delas têm sido especialistas igualmente em produtos cosméticos, o que chama a atenção de uma clientela muito mais abrangente daquela tradicional que ia às drogarias em busca de remédios. A nossa outra hipótese é que a Tijuca, além de hipocondríaca, também é bastante vaidosa.

Somado a isso, não podemos esquecer que a Tijuca é uma grande centralidade na Zona Norte, especialmente por ser um pólo tradicional de consultórios médicos. No final das contas, pode-se dizer que as empresas do varejo farmacêutico focam igualmente num público-alvo que não necessariamente é o tijucano, mas aquele que circula diariamente pelo bairro advindo de outras vizinhanças da cidade.

O que intriga é que não exista nenhuma regulação que interfira no equilíbrio da dinâmica comercial dos bairros. É um livre mercado gigantesco, de competição acirrada, que tem estigmatizado o comércio de rua da Tijuca em um perfil pra lá de doméstico e muito diurno, se colocarmos nesta equação também o número excessivo de óticas que existem por aqui. O comércio de rua da Tijuca já foi menos medíocre.


Área mapeada para a contabilização de farmácias

Lista das farmácias mapeadas:

Rua Santo Afonso 
Droga Raia

Rua General Roca
Drogaria Venâncio
Drogaria São Paulo
Droga Raia
Drogasmil 

Rua Major Ávila
Drogaria Pacheco 

Rua Pinto de Figueiredo
Drogaria Onofre 

Praça Saens Peña
Drogaria Venâncio – Shopping 45
Drogaria Venâncio – Carlos Vasconcelos 
Drogaria Venâncio – Palheta 
Drogaria Pacheco – América 

Rua Conde de Bonfim
Drogaria Pacheco – Uruguai e Itacuruçá
Drogaria Venâncio – Itacuruçá e Visconde de Cabo Frio
Drogarias Padrão – Esquina José Higino
Droga Raia – Armarinho 
Drogaria Max – Esquina Padre Damião
Pague Menos – esquina Abelardo Chacrinha Barbosa
Drogaria Pacheco – Esquina Pinto de Figueiredo
Drogaria Venâncio – próximo à General Roca
Drogaria Pacheco – próximo à General Roca
Medical Venâncio – Jurupari e Guapeni
Drogaria Venâncio – próximo à Conselheiro Zenha
Droga Raia – próximo à Conselheiro Zenha
Drogaria Extra
Drogaria Max – Moura Brito
Drogaria Pague Menos
Drogaria Venâncio – Alfredo Pinto
Drogaria Max – Aguiar
Drogaria Pop – Aguiar 
Drogaria Pacheco – Largo da Segunda-Feira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...