28 de jun de 2014

O chão da Rua Campos Sales

No chão da Rua Campos Sales, alguns resquícios de história.

Em geral, os pedestres não são lá muito atentos com os detalhes das ruas. Dificilmente abaixam ou levantam o olhar; para qual razão desviar o foco? É numa dessas andanças despropositadas, entretanto, que vamos descobrindo as belezas e surpresas do nosso bairro. 

Na Rua Campos Sales, por exemplo, no trecho entre a Doutor Satamini e a Haddock Lobo, se não fosse pelo meu cadarço solto do tênis, provavelmente não teria reparado no antigo bueiro da Companhia Telephonica Brasileira que jaz por ali. De origem canadense e nacionalizada em 1956 pelo governo JK, a CTB foi a antecessora da Telerj, criada nos anos de 1970.

Além disso, é interessante observar as descontinuidades do piso da calçada. Toda a área do bueiro era preenchida por pedras portuguesas, o que nos faz deduzir que a Campos Sales mantinha esse padrão. Com as descaracterizações das últimas décadas, cada trecho, hoje, conta com seu próprio tipo de piso. A predominância, agora, é de piso acimentado, algo, sem dúvidas, muito menos charmoso do que as típicas pedras lusitanas. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...