25 de ago de 2014

Externato do Colégio Marista São José: retoques finais

Externato São José: visão livre, sem tapumes na Barão de Mesquita.

Como foi apresentado neste blog em 18 de abril, as obras do antigo externato do Colégio Marista São José estão a todo vapor e, ao que tudo indica, prestes a acabar. Com reinauguração prevista para o ano letivo de 2015, a remodelagem deste suntuoso prédio tombado pelo decreto 19.342/2000, está dando ares menos lúgubres àquele trecho da Rua Barão de Mesquita onde se localiza. Fechado desde 1997, a calçada em frente já tinha até virado depósito de lixo, assim como moradia de roedores e estacionamento de vans piratas.

Após a remoção dos tapumes, a visão para a escola agora pode ser mais bem apreciada pelos pedestres que passam ali junto à ciclovia. Tudo impressiona: as cores, os detalhes, as árvores no entorno. Há um ipê rosa belíssimo dentro do seu terreno; o mesmo tipo de ipê que se avista, por exemplo, em outro colégio tradicional, o Instituto de Educação, na Rua Mariz e Barros.

Com o resgate do Externato São José, um pouco da nossa história também é conservada e reinserida no tempo. Além de ter contribuído com a formação de uma grande leva de pessoas célebres, esta unidade do São José também é famosa por ter sido o local onde o jornalista e político Carlos Lacerda discursou pouco antes do atentado da Rua Tonelero, em 1954, considerado por muitos o símbolo da queda do governo Vargas. Em artigo de Diego Augusto Bayer, O julgamento de Gregório Fortunato (disponível em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=10429), há o seguinte trecho:

Acontece que, no dia 04 de agosto de 1954, Alcino e Climério, sem a companhia de Soares, vão até o Externato São José (hoje Colégio Marista), na rua Barão de Mesquita, na Tijuca. Lacerda, de terno branco, chegou e fez seu discurso. No entanto, havia uma multidão, e não foi possível concretizar o crime lá. Lacerda saí do Externato acompanhado do filho Sérgio e do major da Aeronáutica Rubens Florentino Vaz, qual fazia a segurança à paisana de Lacerda. Climério e Alcino seguiram em um taxi de um conhecido chamado Nélson Raimundo de Souza (que era também barbeiro no Palácio do Catete). Todos seguiram até a rua Toneleros, em Copacabana.

Calçada em frente à escola foi revitalizada: ali era local de lixo e roedores.

O Externato São José fica na Rua Barão de Mesquita 164, entre as ruas Adolfo Mota e Deputado Soares Filho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...