25 de ago de 2014

O bucolismo em meio à Conde de Bonfim

A Tijuca é mesmo um bairro de surpresas. Caótico em virtude do progresso e da verticalização acentuada, este ainda resguarda certas paisagens e detalhes capazes de deixar atônito qualquer turista ou pedestre desatento. Um bueiro histórico, o detalhe arquitetônico de renome, os trilhos do bonde sufocados pela camada espessa de asfalto, um panorama mais bucólico em meio à urbe: a Tijuca é mestre em surpresas. Veja este vídeo, por exemplo:



À primeira vista, poderíamos supor que tal cenário corresponderia a qualquer cantinho verdejante, de natureza pulsante, do Alto da Boa Vista. Uma corrente d'água assim, tão limpinha, não combina nem um pouco com o espírito pra lá de babélico da Rua Conde de Bonfim. Pois é, esse trecho do Rio Maracanã, que desce o Alto e perpassa a Conde de Bonfim rumo à Avenida Maracanã, é um oásis de tranquilidade na Usina, por onde estava passeando e gravei esse vídeo.

Por ali, na altura do número 1328, há uma mureta no lado par da calçada que divide o rio em relação às pistas da Conde de Bonfim e, por conseguinte, ao outro lado da calçada, dotado de condomínios e prédios modernistas, como esse em evidência. Adorável...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...