8 de fev de 2015

Avenida Edson Passos: ex-avenida Tijuca

Avenida Tijuca (1938-1940)

Quem sobe de carro o Alto da Boa Vista nem sequer imagina que, no acesso à Estrada Velha da Tijuca, próximo ao retorno subterrâneo em direção ao Montanha Clube e a Usina, é possível encontrar um nobilíssimo patrimônio da cidade do Rio de Janeiro: a placa de inauguração da antiga Avenida Tijuca, atual Avenida Edson Passos.

Segundo informações da própria placa, as obras de criação e pavimentação ocorreram entre os anos de 1938 e 1940 durante a administração municipal de Henrique Dodsworth em pleno Estado Novo de Getúlio Vargas. Foi somente em 1954 quando a via passou a chamar-se Avenida Edson Passos, em tributo ao engenheiro falecido em 10 de junho daquele ano.

Passos foi Secretário de Viação e Obras Públicas do Distrito Federal de 1937 a 1945 e participou não só da abertura da Avenida Tijuca, assim como a das avenidas Brasil e Presidente Vargas e do projeto de duplicação de túneis como o do Leme e o do Pasmado. Foi, portanto, uma figura simbólica nas reformas urbanas viárias do Rio em meados do século XX.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...