3 de abr de 2015

Arquivo Nacional publica vídeo inédito com cenas da Tijuca nos anos 1950

Praça Saens Peña nos anos 1950.  Fonte: GuaraAntiga.
Os fanáticos (e nostálgicos) da Tijuca tiveram uma grata surpresa esta semana no Facebook. A fanpage do portal Na Tijuca publicou um vídeo do Arquivo Nacional em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro com cenas nunca antes exibidas do cotidiano do bairro em 15 de junho de 1956, produzidas pela antiga TV Tupi.

Com duração de pouco mais de dois minutos, é possível ver cenas dos bondes circulando pelas ruas cujo espaço aéreo era tomado por fiações similares a teias de aranha. Num dado momento do vídeo, a câmera foca a Praça Saens Peña (em especial, a uma placa de rua) e toda a movimentação na porta do Cinema Carioca e do Metro, este demolido em 1976 para dar lugar à C&A. O burburinho do Café Palheta é antevisto por uma concentração de pessoas à espera do bonde, na Conde de Bonfim. Nos anos 1950, as ruas da Tijuca já evidenciavam a disputa dos seus espaços pelos bondes e pelos automóveis.

A outrora bucólica Praça Saens Peña é exibida como lócus das sociabilidades locais, lugar ideal para brincadeiras infantis, passeios e leituras de livros e jornais. O extinto Cine Olinda também aparece em 1:56 junto a outros ícones da arquitetura residencial do bairro. No final, um breve relance mostra a Igreja dos Sagrados Corações, um dos templos católicos mais célebres da Tijuca.


Um passeio pela História da Tijuca.Arquivo Nacional nos 450 anos do Rio de Janeiro #rio450Imagens do bonde circulando pelas ruas da Tijuca, do comércio e de praças do bairro, em 1957.Arquivo Nacional. Tv Tupi. Cenas da Tijuca. [Imagens do bairro da Tijuca no Rio de Janeiro]. Crônica da cidade de G. Figueiredo, 15/06/56.BR AN, RIO NO.0.FIL.297
Posted by Na Tijuca on Sexta, 27 de março de 2015

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante notar a antiga Casa SION (demolida recentemente) e a Confeitaria Tijuca

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...