10 de set de 2015

E os food trucks chegaram à Tijuca: "podrões", agora, na versão gourmet

Nhac Food Truck, especializado em sanduíches de linguiça e espetinhos de mignon: aos domingos, na Afonso Pena

Reduto de "podrões", a Tijuca agora tem novos concorrentes na gastronomia de rua. São os food trucks, modelo comercial de lanches importado dos Estados Unidos. Institucionalizado pela prefeitura recentemente, os food trucks são veículos formados por trailers, furgões, camionetes ou caminhões adaptados. Em geral, funcionam como cozinhas móveis de dimensões pequenas e sobre rodas que transportam e vendem alimentos de forma itinerante.

O diferencial entre os podrões e os food trucks tem a ver com o empreendedorismo e o selo "gourmet" dos lanches. Enquanto os podrões apostam em comidas tradicionais como hambúrgueres e cachorros-quentes, operados usualmente por trabalhadores informais, os food trucks são geridos por pequenos e jovens empresários. Através de uma identidade visual marcante, como a dos furgões nova-iorquinos, oferecem opções mais inovadoras de lanches e com prestação de serviço que aposta na estética e na personalização.

O Joe's Pub, que estreou nessa última quarta-feira (9 de setembro) na Praça Saens Peña, apresentava uma versão mais exótica do cachorro-quente aos comensais que por lá passavam: pão de cerveja pilsen recheado de linguiça alemã levemente defumada com molho à base de cheddar e cubos de bacon. Tudo por R$ 18.

Food truck de sorvetes e milk shakes em Manhattan, Nova York: ideia importada

Dogaria, às quintas na Saens Peña: aposta em branding chamativo e com inspirações nova-iorquinas

A cada dia da semana, food trucks de marcas e cardápios diferentes serão estacionados em três locais instituídos especialmente para tal atividade: Praça Saens Peña, Praça Afonso Pena e Praça Xavier de Brito. Na primeira, haverá duas camionetes por dia: uma em frente à Unidade de Ordem Pública (UOP), perto da General Roca, e outra na Conde de Bonfim em frente ao número 218. Na Afonso Pena também serão dois pontos. Além da Tijuca, bairros da região como Grajaú e Vila Isabel também foram contemplados no rol de food trucks.

O horário de funcionamento tem se restringido à hora do almoço, no entanto - pelo menos nesta fase inicial. Além disso, chama a atenção que a Praça Varnhagen, principal reduto gastronômico da Tijuca, não tenha sido inclusa no roteiro de food trucks do bairro.

Ainda é cedo para opinar sobre o sucesso ou não dos food trucks na Tijuca, mas cabe mencionar que a Prefeitura e a imprensa vêm investindo incansavelmente em publicidades e afins. Pode-se dizer que essa investida seja mais um dos reflexos da propagação de um novo perfil de consumo na cidade. Tratando-se de uma releitura "gourmetizada" (na linguagem da moda) dos tradicionais podrões, resta esperar se o tijucano continuará fiel às carrocinhas populares de cachorro-quente (marca registrada do bairro) ou se se renderão aos encantos hype dos food trucks nova-iorquinos.

Praça Afonso Pena (dois pontos)
Domingo: Larica + Nhac
Terça: Roma in Rio
Quarta: Dukese Winehouse + Panzerotti
Quinta: Bão Dimais
Sexta: Graviola + Upgrade
Sábado: Jay Jay + The Pub Truck

Praça Xavier de Brito
Domingo: Brauni
Segunda: Descolado
Quarta: Gula Gula Sobre Rodas
Quinta: Garage 66
Sexta: The Black Box
Sábado: Mosteirinho

Praça Saens Peña - UOP
Domingo: Pilequinho
Segunda: Baguel Store
Terça: Cogu Cogumelo
Quarta: Joe's Pub
Quinta: Dogaria
Sexta: Paris Gourmet
Sábado: Kell's Burguer

Praça Saens Peña - Conde de Bonfim 218
Terça: Santé
Quarta: Devorarte
Sexta: Rio Food Truck Bar
Sábado: Creperia Cliche

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...