30 de jan de 2016

Na Rua Doutor Satamini, casarão dos anos 1920 volta a ser desocupado

Casario eclético da Rua Doutor Satamini na esquina de Professor Gabizo: desocupação e futuro incerto.


Apesar do alarde na imprensa, estes tempos de crise econômica não chegou a afetar tão negativamente o comércio da Tijuca. Mas, houve uma exceção: o Odorico Bar, que fechou suas portas recentemente no bairro. Comentários à parte sobre a qualidade e popularidade do estabelecimento, que, no último ano, vivia sem clientela, o que chama a atenção aqui é o imóvel ocupado pelo bar. 

Situado na esquina das ruas Doutor Satamini e Professor Gabizo (a uma quadra da Praça Afonso Pena), o Odorico foi um empreendimento bem-vindo à Tijuca não só por causa da sua bem-sucedida matriz ao lado cinema Estação Net Rio, em Botafogo, mas também porque reformou e resgatou um importante patrimônio tijucano.

Construído nos anos de 1920 em estilo eclético, o lindo casario passou décadas abandonado e à mercê da especulação imobiliária, que por pouco não forçou sua demolição. Segundo informações do Jornal O Globo, de 11 de agosto de 2005, a prefeitura havia tombado naquele ano o imóvel por recomendação do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.

A crise parece ter afetado igualmente a matriz de Botafogo, também fechada há pouco tempo. O espaço diminuto onde o Odorico Bar funcionava na Rua Voluntários da Pátria já deu lugar a outro empreendimento comercial, mas, na Tijuca, o destino do imóvel ainda é incerto. Por tratar-se de um espaço relativamente grande e com limitações técnicas por ser Patrimônio, a manutenção é possivelmente custosa. Em suma, uma "boutique em ponto fraco". Esperamos que não volte a ser abandonado.

Um comentário:

Pat Kovacs disse...

Outro dia que passei pelo local, vi que pelo menos estavam removendo a sujeira e o entulho do desmonte do bar.
Realmente, foi lamentável o fechamento, pois o bar restaurou o antigo casarão. Nunca tive a oportunidade de frequentá-lo, mas sempre me pareceu um lugar muito agradável para se passar as horas com os amigos. A crise imobiliária fez com que centenas de estabelecimentos fossem fechados, vide o ocorrido na Rua da Carioca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...