11 de fev de 2016

A Sede do America, na Rua Campos Sales 118: sem perspectivas favoráveis

Rua Campos Sales 118: o estado agonizante da antiga Sede do America Football Club

Ultimamente, caminhar pela Rua Campos Sales 118 deixou de ser um programa agradável. Entre as ruas Martins Pena e Gonçalves Crespo, jaz o que um dia foi um dos clubes mais importantes da Tijuca – quiçá da cidade do Rio de Janeiro: o America Football Club. A Sede foi interditada em julho de 2014 pelo Corpo de Bombeiros, seguida pela suspensão de todas as atividades de caráter social pelo presidente Léo Almada devido à falta de verbas para a manutenção das dependências do clube.

Desde então, muito se especulou sobre o futuro do prédio. Por parte da assessoria de imprensa do America, havia a promessa de que o espaço seria cedido a incorporadoras imobiliárias visando a construção de uma nova Sede. Além disso, boatos apontavam que junto à nova Sede, um shopping center seria incorporado ao local com o objetivo de arrecadar mais fundos para a sustentação do clube.

Gonçalves Crespo x Campos Sales: fachada deteriorada também enfeia a paisagem do bairro.

Vista aérea do parque aquático do clube: água podre pode ser foco de doenças
(Reprodução: vídeo TV Globo)

Passados quase dois anos, nada aconteceu e o prédio continua ali em estado cada vez mais calamitoso. No programa Bom Dia Rio, da TV Globo, moradores no entorno do clube denunciaram as piscinas abandonadas do America, filmando-as do alto de um edifício residencial na Rua Gonçalves Crespo. O panorama é assustador, uma vez que o pedestre não consegue ter ideia do que há por trás dos paredões depredados da Sede.

Uma das grandes preocupações neste momento é a de que as duas piscinas abandonadas do America funcionem como focos de reprodução do mosquito da dengue e zika. Até o dia 30 de janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde já havia registrado 76 casos de suspeita de zika na área da Tijuca e Alto da Boa Vista contra 90 casos em toda a Zona Sul e 212 notificações no subúrbio da Leopoldina e Ilha do Governador.


Na sua opinião, qual seria o destino mais apropriado para a Sede do America FC na Rua Campos Sales?

Demolição e cessão ao mercado imobiliário
Shopping center
Reforma da Sede e das dependências do clube
Habitação de interesse social
Construção de uma nova Sede + shopping center
Outra
Poll Maker


Leia mais artigos relacionados:

2 comentários:

Walcy Joannou disse...

É um crime o abandono da sede do América! Um clube de tamanha tradição não merece esse desrespeitoso tratamento. Segundo clube do coração da maioria da população carioca, o América não pode continuar abandonado e com sua sede caindo aos pedaços. Será que nenhuma autoridade não pode fazer alguma coisa?

Anônimo disse...

Gostaria que o América vendesse o estadio Giulite Coutinho e reconstruísse o estádio na Campos Sales, em princípio para uns 10 mil lugares, com opção no projeto para ampliar, verticalizando como uma pequena Bombonera.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...